Tradutor / Translator / Traductor / Traduttore / Traducteur

sábado, 22 de janeiro de 2011

A Âncora que Afunda



Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”
JEREMIAS 17:5


   A cada dia que passa, 2 caminhos estão se solidificando com grande intensidade: o largo e o estreito.
   É muito bom e edificante receber revistas cristãs, folhetos e jornais, também cristãos, na igreja. O triste é quando alguns deles estão pregando a mentira e o erro. E todos nós sabemos quem é o pai da mentira (João 8:44).
   Baseado num jornalzinho que, infelizmente tem sido distribuído na casa do Deus com mensagens satânicas, chamado “ÂNCORA”, é que escrevo as palavras a seguir.





   Na edição de Setembro de 2010, o senhor Genival Mota (Editor responsável – DRT 059/MS), publicou a liberação de todo e qualquer uso indiscriminado de instrumentos percussivos na adoração ao nosso Deus. Seja na igreja, ou em qualquer outro lugar.


 

Aproximamo-nos do fim da história terrestre, e Satanás está trabalhando como nunca antes. Ele está procurando atuar como dirigentes do mundo cristão. Com uma intensidade que é incrível, está agindo com os seus enganosos prodígios. Satanás é representado andando em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Deseja envolver o mundo inteiro em sua confederação. Ocultando sua perversidade sob o disfarce do cristianismo” – (Eventos Finais, pág. 155, parágrafo 3)



 

   Muito bem, analisaremos os parágrafos publicados comparando-os com: a Bíblia, o Espírito de Profecia e nosso Manual da IASD. (Não colocarei citações de pessoas ligadas a área musical porque, apenas a Bíblia bastava para esclarecer todas as nossas dúvidas).

   Logo no primeiro parágrafo encontramos a interrogação:
“Afinal, seria Ellen White contra instrumentos percussivos, ou não?”



   Talvez a pergunta correta seria “Afinal, Deus é contrário ao uso de instrumentos percussivos à sua adoração, ou não?”
   Mas..., tudo bem. Tem coisas piores pela frente.



 
   No 3º parágrafo, lemos a afirmação:
“1º) Ela (Ellen White) NUNCA se opôs a nenhuma espécie de instrumento musical, inclusive os percussivos;
2º) existe apenas 1 texto em que ela (Ellen White) menciona nominalmente um instrumento da família da percussão”.

   O ocorrido em Indianápolis (Mensagens Escolhidas, volume 2, pág. 31 em diante), existiam alí todo o tipo de instrumento para “adoração” ao nosso Deus (na época, não era habitual, comum, rotineiro, o uso de instrumento percussivo em nossas igrejas). E, ao Ellen White reprovar tal espécie de culto, ela mencionou APENAS os instrumentos "TAMBORES".
   Questiono:
Por que ela não mencionou o piano? Ou os violões? Ou as flautas???


 
   Vamos discorrer, muito condensadamente, sobre o uso dos tambores em qualquer espécie de música, seja ela mundana ou religiosa.

   Ao ouvir músicas com tambores, ou música com BITs, essa batida gera diretamente um efeito estimulante sobre o Tálamo e Hipotálamo – responsáveis, dentre outras funções, pela liberação de hormônios em nosso corpo, como a ADRENALINA, e hormônios SEXUAIS; e causam, também, ruptura das paredes cardíacas.
   É exatamente por isso que o Espírito de Profecia reprova o uso desses instrumentos.
  

   Contrariamente ao que foi postado no “JORNAL ÂNCORA”, Ellen White escreveu:

NENHUMA animação (nenhum estímulo) deve ser dada a tal espécie de culto” - com tambores, gritos e danças. (Mensagens Escolhidas, volume 2, pág. 37).



   Talvez o nosso escritor, ao mencionar apenas a página 36 do mesmo livro, provavelmente não tenha continuado a leitura e virado a página.


   Mas..., o problema não para por aí...

   No parágrafo 5º do “ÂNCORA”, diz assim:
“(...)em I Samuel 10:1-11 lemos a história de Saul, que juntamente com outros profetas movidos pelo Espírito do Senhor, tocava vários instrumentos musicais, dentre eles, tambores – o mesmo instrumento descrito por White na situação carismática em Indiana.”
   Mais uma vez, vemos a defesa do uso de tais instrumentos.


   Em II Pedro 1:20, Deus nos adverte como temos que interpretar as escrituras sagradas.



 
   Vamos olhar e estudar o que foi dito, então, no parágrafo 5º.

   Se você reparar, realmente Saul foi movido pelo Espírito do Senhor na ocasião, mas isso não significa a aprovação dos instrumentos exercidos na citação.
   Olhemos uma linha cronológica histórica:

__________a.C._______________+_____________d.C.______________
  ...200  ... 100  ... 50 ... 10 ... 1  ... 10  ... 50  … 100  … 200  …

   Sabemos que, antes da vinda de Jesus Cristo aqui nessa terra, a cronologia do tempo é contado a.C. (antes de Cristo – de forma decrescente), e após o nascimento do nosso Salvador, é contado d.C. (depois de Cristo – de forma crescente).
   O paganismo, desde que o pecado contaminou nosso mundo, tem tentado se infiltrar em nossas doutrinas, falsificando-as. E não foi diferente em I Samuel 10:1-11.


 
   Esse texto, e o fato mencionado, aconteceu por volta do ano 1071 a.C.
   Algum tempo DEPOIS (por volta do ano 1015 a.C.), Deus disse CLARAMENTE, quais os instrumentos que ELE quer que sejam usados na Casa do Senhor, ou seja, na igreja, no Seu templo, no santuário – II Crônicas 29:25 e 26:


 "Pôs os levitas na casa do Senhor com címbalos, alaúdes e harpas, conforme a ordem de Davi e de Gade, o vidente do rei, e do profeta Natã; ESTA ORDEM VIERA DO SENHOR, por meio de seus profetas.
Assim, estavam os levitas em pé com os instrumentos de Davi, e os sacerdotes com as trombetas".



   Címbalos são os conhecidos “pratos”, usados apenas para sinalizar o final de uma estrofe e/ou côro, ou seja, são tocados apenas nesses períodos(último compasso) de uma música – essa era a função original deles.

   Alaúdes são violões.

   Harpas, todos conhecemos, assim como as trombetas.


NÃO HÁ TAMBORES.



   Ratificando que, esses instrumentos, foram ordenados pelo próprio Deus para serem usados em sua igreja, em sua casa.

   Voltemos para a linha cronológica.


   Repare que, logo APÓS o fato de Saul em I Samuel, o paganismo cresceu de tal maneira que, o próprio Deus teve que intervir e dizer (II Crônicas 29:25 e 26) quais os instrumentos que ELE quer que sejam usados.
   Veja:


1071 a.C.____________1015 a.C.__________ + _____10____50____2011 d.C.
I Samuel 10:1-11    II Crônicas 29:25 e 26      JESUS



   Usando as palavras escrita no “JORNAL ÂNCORA”, no final do mesmo parágrafo 5º: “Reflexo dos cerca de 70% dos brasileiros não entende o que lê”.
Eu retificaria: “Reflexo dos mais de 70% das pessoas que não entendem o que lê, e também, não procuram pesquisar e realmente entender”.



   Para piorar, foi colocado no parágrafo 7º, um texto que diz assim:
“Não nos devemos opor ao uso de INSTRUMENTOS em nosso trabalho. Essa parte do serviço deve ser cuidadosamente conduzida; pois é o louvor a Deus no cântico. - Evangelismo, pág. 507”

   O uso da palavra MAL COLOCADA no texto acima, mudou completamente o sentido.

   Se você pesquisar, pessoalmente, no Site de Pesquisa nos Livros de Ellen G. White - http://www.ellenwhitebooks.com/ - escolha o livro “EVANGELISMO (PORTUGUÊS)”; vá para a página 507 e leia o parágrafo 5.
  










Analise e compare com o que foi escrito no “JORNAL ÂNCORA”.
   Seria cômico, se não fosse trágico.
   Lá diz:
"Nas reuniões realizadas, escolham-se alguns para tomar parte no serviço de canto. E seja este acompanhado de instrumentos de música habilmente tocados. Não nos devemos opor AO USO DA MÚSICA INSTRUMENTAL em nossa obra. Esta parte do serviço deve ser cuidadosamente dirigida: pois é o louvor de Deus em canto". (EVANGELISMO pág. 507, parágrafo 5).

  


   O mal uso e alteração do texto original, mudou completamente o sentido. Infelizmente.

 

   Foi postado no parágrafo 8 do “JORNAL ÂNCORA”, que “é mais prático proibir do que ensinar, mas não é mais justo e nem melhor”.

   A proibição também faz parte de um ensinamento justo e divino. Qualquer um sabe disso.
   Se não fosse verdade, poderíamos riscar da Bíblia os versos “NÃO matarás; NÃO adulterarás; NÃO terás outros deuses diante de mim...”, e uma série de outras proibições que nos mostram o caminho que devemos seguir, se quisermos alcançar o céu.


 
Ele foi destemido REPROVADOR do pecado. Enquanto pregava ao povo de seu tempo o amor de Deus em Cristo, e insistia com eles para abandonarem seus maus caminhos, censurava a iniquidade prevalecente, e advertia os homens de sua geração de que o juízo cairia sobre o transgressor. Era o Espírito de Cristo que falava por meio de Enoque; aquele Espírito se manifesta não somente em expressões de amor, compaixão e rogos; não são somente coisas agradáveis que são faladas pelos homens santos. Deus põe no coração e lábios de Seus mensageiros verdades penetrantes, incisivas como a espada de dois gumes”. (Patriarcas e Profetas, pág. 86, parágrafo 3).



 
  
 E, infelizmente, mais um comentário equivocado, OU NÃO, no parágrafo 10.


   Diz que não existe apoio, base, nem no Espírito de Profecia, nem na Bíblia, nem em nosso Manual da IASD para tal proibição de instrumentos percussivos.


 
   Bem..., apesar de ter colocado fatos e textos acima, que comprovam o dano causado pelos instrumentos percussivos, vejamos também o que nos diz nosso MANUAL DA IASD:

Toda melodia que pertença à categoria do “jazz”, “rock” ou formas correlatas serão evitadas. (Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pág. 180)
CORRELATAS – que tenham ligações, mútua relação
EVITADAS – fazer o possível para não encontrar, não ver, não expor



 
   Tragicamente vemos membros da igreja e até pastores gravando seus CD's e DVD's repletos e carregados de música ROCK, se tornando verdadeiros “pop-star's gospel”, rebaixando e falsificando as doutrinas divinas.
   Porém, isso deve acontecer. É profecia. E está se cumprindo.



   Comecei essa postagem com Jeremias 17:5 que, Deus ali nos fala “maldito o homem que confia no homem”, ou seja, não escrevi tudo isso para que alguém acredite em mim. PELO CONTRÁRIO. NÃO QUERO QUE ACREDITEM NO QUE EU FALO, quero que acreditem no que DEUS FALA!
   Eu sou humano, e posso estar completamente enganado.
   Porém, estamos prestes e findar O Grande Conflito, e o Espírito de Profecia é claro em dizer que só haverá dois grupos nos finais dos tempos – o trigo e o joio.


   Duas posições foram postas aqui, e que estão sendo pregadas em nossa igreja.
   VOCÊ tem que decidir hoje, o que é que DEUS está falando, e qual é o caminho que ELE quer que
o seu povo siga.


NÃO ACREDITEM EM MIM... Por favor... Acreditem na palavra de Deus.


   Tudo o que eu escrevi é o que eu realmente creio, e sigo.
   Se eu estiver enganado, pagarei por isso. Tenho plena convicção das consequências. Mas, acreditando que o erro está sendo pregado dentro da casa de Deus, não posso ficar calado.
   Não uso acusações claras, como usei aqui, no púlpito, pois ele não é um foro (Manual da IASD, Capítulo 17, pág. 215).
   Talvez o nome ÂNCORA, seja o mais propício para o caso mesmo. Não no sentido de ancorar, e sim, no sentido que afundar por completo os preceitos divinos.



   Que Deus ilumine cada um de nós, e que, muito em breve, possamos estar TODOS subindo abraçados para as mansões celestiais.
   Amém!
























 
A verdade para este tempo não necessita nada dessa espécie em sua obra de converter almas. Uma balbúrdia de barulho choca os sentidos e perverte aquilo que, se devidamente dirigido, seria uma bênção. As forças das instrumentalidades satânicas misturam-se com o alarido e barulho, para ter um carnaval”.
Fui instruída a dizer que, nessas demonstrações, acham-se presentes DEMÔNIOS EM FORMA DE HOMENS, trabalhando com todo o engenho que Satanás pode empregar PARA TORNAR A VERDADE DESAGRADÁVEL às pessoas sensatas”.
(Mensagens Escolhidas, Volume 2, págs. 36 e 37)